terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Os primeiros 15 dias da temporada 2010


Depois de um intervalo dedicado ao trabalho na Copa São Paulo de Juniores por Olheiros, estou de volta. E já com um breve balanço sobre os quatro maiores campeonatos estaduais do país.

Campeonato Carioca: Vasco, Flamengo e Fluminense parecem estar um degrau acima do Botafogo. Os cruzmaltinos ainda precisam de um teste de fogo, e o Fla x Flu maluco do último domingo foi um jogo atípico e maravilhoso de se ver. Mas não acho que seja motivo para tanta empolgação rubro-negra, e nem para uma crise nas Laranjeiras. Como bem disse o Cuca, o Flu perdeu quando podia. O Botafogo, por sua vez, confia no bom e velho Joel Santana para poder disputar o título, mas precisa recuperar o tempo perdido.

Destaques: A recuperação de Dodô, a afirmação de Coutinho e a eficiência impressionante da dupla Adriano/Vagner Love.


Campeonato Paulista: O Santos, recheado de garotos, empolga até aqui, e poderá alcançar a regularidade necessária com a chegada de Robinho. O garoto André, de 19 anos, tem a chance de sua vida, rodeado por três “garçons” da melhor qualidade, e precisa aproveitar a chance. No Corinthians, destaque para o sempre aplicado Jorge Henrique, e para Iarley, que já mostrou que será muito útil em 2010. O São Paulo sofre para encaixar os bondes que contratou no time, enquanto o Palmeiras esbarra nas lesões de seus principais jogadores e na falta de elenco.

Destaques: O belo início de Neymar, a volta de Robinho ao Santos, a afinação da dupla Jorge Henrique/Iarley.


Campeonato Mineiro: Aqui, os dois grandes sabem que vão se classificar e claudicam um pouco nesse início de torneio. O Cruzeiro, depois de golear o Uberlândia, priorizou o duelo contra o Real Potos-BOL pela Libertadores e escalou o time reserva contra o Ipatinga. A derrota por 3 a 0 acendeu o sinal amarelo para uma possível falta de qualidade no elenco celeste. No Atlético Mineiro, a vitória suada contra o Tupi no último fim de semana não encobriu as falhas do setor defensivo da equipe, que empatou com o América-MG na estreia.

Destaques: A permanência de Kléber no Cruzeiro, o retorno de Cáceres ao Galo.


Campeonato Gaúcho: O Internacional aprendeu a lição em 2007 e dessa vez preparou um time B com antecedência, desde o segundo semestre do ano passado. O resultado, obviamente, foi muito melhor, mesmo com a saída de Osmar Loss, que preparou a equipe e foi para o Juventude no fim do ano. Na volta dos titulares, goleada sobre os comandados de Loss e vitória suada no Grenal. O Grêmio, por sua vez, ainda busca a formação ideal e sofrerá com a ausência de Souza, que se machucou e ficará fora por pelo menos três meses.

Destaques: O bom desempenho do time B do Internacional, o belo início de temporada da dupla Jonas/Borges.

Um comentário:

  1. O Fluminense dominou o primeiro tempo com autoridade, não parecia possível a reação que se deu por parte do Flamengo.

    De uma maneira ou de outra acredito que estamos presenciando o inicio de um ciclo virtuoso para o futebol carioca. Todos os ventos sopram a favor, hexa, copa, olimpíadas. É a chance que o Rio precisava para recuperar a sua real importância...

    ResponderExcluir