quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O único invicto


Depois de conquistar a Ligue 1 em 2008/09 e quebrar a série de conquistas do Lyon, o Bordeaux mostra, em 2009/10, que está disposto a construir uma hegemonia no futebol francês e lidera a Ligue 1, com 51 pontos em 24 jogos, três a mais do que o Montpellier, segundo colocado, que já realizou 25 partidas. O provável bicampeonato, porém, não impressiona tanto quanto o fato dos Girondinos serem, até aqui, os únicos invictos da Liga dos Campeões.

No sorteio da primeira fase, o Bordeaux caiu no Grupo A, com os poderosos Bayern de Munique e Juventus, além do Maccabi Haifa-ISR. E era apontado como terceira força até a bola começar a rolar. Os prognósticos foram derrubados dentro de campo, com uma campanha impecável: em seis jogos, cinco vitórias e um empate. E a vitória fora de casa contra o Olympiacos por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas de final, colocou a equipe com um pé nas quartas de final.

O principal responsável pela montagem desse time é Laurent Blanc, ídolo nacional como jogador, técnico da moda na Europa e, merecidamente, objeto de desejo de vários clubes grandes do Velho Continente para a próxima temporada. Ele já foi especulado como possível sucessor de Sir. Alex Ferguson, que está próximo da aposentadoria no Manchester United, e até mesmo, na seleção francesa que disputará a Copa do Mundo de 2010.

A estrela da companhia continua sendo Yoann Gourcuff, que é cercado de bons coadjuvantes como Yoann Gouffran, Marouane Chamakh e o eficiente lateral esquerdo Benoit Trémoulinas, que já fez sete assistências na Ligue 1 até agora. Os brasileiros Wendel e Fernando Menegazzo também são titulares, ao contrário de Jussiê, reserva de luxo que entra em quase todas as partidas. O zagueiro Henrique, ex-Flamengo, passou um tempo lesionado e só atuou em quatro oportunidades.

O ponto forte do time é a solidez da defesa, que sofreu apenas 18 gols no Campeonato Francês e dois na Liga dos Campeões. O “zagueiro artilheiro” Michaël Ciani e o principal goleador do time na competição europeia, faz uma boa composição com Marc Planus, e ambos são muito bem protegidos pelo capitão Alou Diarra, ex-Lyon, que exerce a função de primeiro volante, e Fernando Menegazzo, que é o segundo homem de meio-campo.

Se, por algum milagre, Blanc ficar no Bordeaux, poderá marcar época e, quem sabe, repetir os feitos alcançados pelo outrora imbatível Lyon.

Um comentário:

  1. Como leitor assiduo do blog, vim convidar-te a seguirmos pelos blogs.Assim facilita interações
    Abrass
    Somos gratos e seguimos aqui
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir